quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Homens perdem mais gordura que mulheres com exercício

Estudo norte-americano avaliou a relação entre o gasto de energia na atividade física e a porcentagem de gordura corporal e verificou se sexo, ingestão alimentar ou ambos potencializariam esta associação. Encontraram que a relação do gasto energético no exercício com a queima de gordura corporal foi maior em homens do que em mulheres.


Participaram do estudo 91 adultos saudáveis (47 mulheres). Todos tiveram que preencher um questionário com informações a respeito do estado nutricional, história do peso corpóreo, tabagismo, lesão física e tempo gasto com atividade física. A média de idade foi 48 e 47 anos, de peso corpóreo foi 74 e 83 kg. A fração de gordura corporal foi de 38 e 24%, para mulheres e homens, respectivamente.

O gasto energético total e gasto de energia na atividade física foram maiores nos homens do que nas mulheres, porém o nível de atividade física não se diferenciou. A relação entre gasto de energia na atividade física e porcentagem de gordura corpórea também foi significantemente maior em homens do que em mulheres (p < 0,03).

“Este resultado pode ser explicado pelo tipo de alimentação ingerida: as mulheres tendem, com mais freqüência que homens, a consumir alimentos ricos em gorduras e carboidratos como forma de compensar o aumento da atividade física”, explicam os autores. A porcentagem de carboidrato consumido foi 0,44 e 0,03, gordura foi 0,31 e 0,06 e proteína foi 0,26 e 0,11 para mulheres e homens, respectivamente.

Fonte:
Paul DR, Novotny JA, Rumpler WV. Effects of the interaction of sex and food intake on the relation between energy expenditure and body composition. Am J Clin Nutr. 2004;79(3):385-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário