sábado, 11 de dezembro de 2010

Vitamina D ajuda a reduzir risco de quedas em idosos

Sabe-se que a vitamina D participa do metabolismo do cálcio, responsável pela saúde óssea. Sabe-se também que a deficiência de vitamina D leva a fraqueza muscular, que pode levar a perda de equilíbrio e a quedas. A perda óssea acentuada com a idade e a falta de exposição ao sol (e portanto a síntese diminuída de vitamina D) são ingredientes certos para os freqüentes tombos e fraturas que ocorrem entre as pessoas mais velhas. Uma metanálise que acaba de ser publicada numa das mais importantes revistas científicas do mundo (o JAMA, Journal of American Medical Association) mostra que a suplementação de vitamina D entre idosos pode efetivamente reduzir o risco de ir ao chão em 22%.


“Ir ao chão” -- e não encostar-se na parede ou em móveis por perda de equilíbrio -- foi a variável estudada por três pesquisadores independentes, que analisaram cinco estudos clínicos randomizados, todos eles abordando o efeito da vitamina D sobre quedas, e todos eles considerando “queda” como “deitar-se sem intenção no chão ou em nível mais baixo”. Os 1.237 velhinhos incluídos moravam em lares de idosos ou instituições temporárias, mas não apresentavam problemas de saúde graves que pudessem contribuir para as quedas. A razão de chances (odds ratio, OR) entre tomar vitamina D (qualquer tipo) e não tomar sobre o risco de quedas foi de 0,78 (intervalo de confiança de 95% de 0,64 a 0,92). Ou seja, o risco de cair tomando vitamina D é 22% menor. Mas seria necessário tratar 15 idosos para evitar que um deles caísse.

“O custo-benefício da suplementação de vitamina D é ainda desconhecido”, comentam os autores. “Porém, dada a alta morbidade e mortalidade das quedas e dado seu elevado custo econômico, nosso resultados são suficientes para encorajar a suplementação de vitamina D entre idosos”.

Os dados também não foram suficientes para definir qual a dose e a formulação de vitamina D mais benéficas. Entretanto, alguns dos trabalhos analisados mostraram que 400 UI da vitamina podem não ser clinicamente eficazes na prevenção das quedas, comparados com 700 a 800 UI.

Fonte: Bischoff-Ferrari HA, Sawson-Hughes B, Willett WC, et al. Effect of vitamin D on falls: a meta-analysis. JAMA. 2004;291(16):1999-2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário