quinta-feira, 26 de março de 2015

Em churrascos, pessoas comem três vezes mais do que em refeições normais

Aquela picanha suculenta que parece ser irresistível provavelmente fará você comer o triplo de comida que está habituado. Uma pesquisa realizada no Reino Unido publicada no jornal Daily Mail revelou que, em um churrasco, ingerimos três vezes mais alimentos do que em refeições comuns.

A pesquisa constatou que as pessoas consomem até 1,8 mil calorias em um churrasco, enquanto que consomem de 500 a 700 calorias numa refeição normal. Além disso, 61% das pessoas repetem a dose e comem mais um prato.

Os cinco alimentos mais consumidos no churrasco foram carne, salsicha, salada, batata e repolho, afirmou o estudo. Uma placa com uma porção de cada uma tem cerca de 900 calorias.

Se o churrasco for acompanhado com dois copos de cerveja, ainda há a adição de 340 calorias.

No estudo, realizado com 2 mil adultos, 59% das pessoas disse que a alimentação saudável não era uma prioridade na hora de preparar o churrasco — 34% relatou já ter exagerado na churrascaria.

Fonte: clicRBS

quarta-feira, 25 de março de 2015

5 sinais de que voce NÃO esta preparado para emagrecer

1 – Voce segue as dietas da moda (Dunkan, 5:2 diet, Paleo)
2 – Voce compras todos os suplementos milagrosos que prometem emagrecer (Raspberry Ketones, Acai berry, Lipo 6)
3 – Voce acha o plano alimentar que o seu nutricionista indicou muito difícil. Nem se esforca para segui-lo!
4 – Voce compra pedômetro, pulseiras que medem quantas calorias queima etc
5 – Voce desiste quando emagreceu apenas um pouco no primeiro mês e volta a comer exageradamente, como se 1kg de gordura fosse pouco

terça-feira, 24 de março de 2015

ALIMENTO ORGÂNICO NA ESCOLA: AGORA É LEI


Um importante passo foi dado na última quarta-feira, dia 18, na promoção de uma agricultura limpa e saudável. O prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad aprovou o Projeto de Lei 451/2013, que prevê priorizar o uso de alimentos orgânicos produzidos no próprio município, principalmente os oriundos da agricultura familiar, nas merendas escolares do sistema de ensino público da cidade.
Trata-se de uma grande vitória para a população de São Paulo e o movimento de promoção da agricultura orgânica. Articulado pela Plataforma de Apoio à Agricultura Orgânica na Cidade de São Paulo, formada por cerca de 30 entidades, o projeto é um exemplo de responsabilidade com a saúde e a educação das crianças, além de incentivar a produção livre de veneno e transgênicos.
“Medidas como essa são essenciais para garantir a demanda por produtos limpos e saudáveis, uma vez que São Paulo é o maior restaurante do mundo – são mais de 1 milhão de merendas por dia só na rede de ensino público do município”, explica Gabriela Vuolo, coordenadora da campanha de agricultura do Greenpeace Brasil.
A implementação de alimentos orgânicos nas merendas será feita de forma gradativa até que todas as unidades escolares forneçam produtos orgânicos. O texto do projeto deixa claro a intenção da nova lei: “produtos orgânicos são livres de agrotóxicos, em regra prejudiciais à saúde dos consumidores, especialmente em idade escolar, e podem trazer sequelas irreversíveis se consumidos habitualmente, como é o caso da merenda escolar”.
Vuolo lembra que a aprovação do Projeto de Lei traz também outro benefício de extrema importância. “Isso pode inclusive mudar a relação das crianças com a alimentação e com o meio ambiente. Essa lei ajudará a formar cidadãos mais conscientes de seus atos e suas escolhas, como os alimentos que consomem”, conclui ela.

Fonte: Greenpeace

terça-feira, 3 de março de 2015

Alimentação de pacientes neutropênicos

Dando continuidade aos pedidos dos leitores, hoje vou falar um pouco de como deve ser a alimentação dos doentes neutropênicos. Tema sugerido pela leitora Fabiana Bernardes. 
A neutropenia pode ser um dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer. O problema está relacionado à diminuição dos neutrófilos, tipos de glóbulos brancos, responsáveis por combaterem infecções, ocasionadas por vírus e bactérias.
Uma dieta para um paciente neutropênico tem como objetivo reduzir, significativamente, o número de bactérias e outros microorganismos que poderão ser encontrados em alguns alimentos. Essa é uma maneira de proteger o paciente de possíveis infecções.
Alimentos crus devem ser excluídos do cardápio. Mas isso não significa que o paciente não poderá consumir frutas e verduras, porque elas trazem inúmeros benefícios para o organismo. Retirá-las do cardápio não é saudável. O que deve ser feito é modificar o seu preparo, e utilizá-las em preparações cozidas e/ou assadas.
Abaixo trago um texto ótimo sobre a alimentação de pacientes neutropênicos.
Boa leitura!!

Quais os cuidados alimentares a ter
Este tipo de dieta está recomendada, sempre que um doente apresenta o sistema imunitário enfraquecido como consequência da própria doença ou após certos regimes de quimioterapia que condicionam uma diminuição do número absoluto de neutrófilos para valores inferiores a 500 por mm3 (0,5 G/L). Aplica-se em especial em situações em que este período é prolongado como acontece nas leucemias agudas, em doentes submetidos a quimioterapia, em doentes que foram sujeitos a transplante autólogo de células progenitoras hematopoiéticas (auto-transplante de medula óssea), quer durante a quimioterapia pré-transplante, quer durante os 3 meses ou mais após o tratamento citostático.
Por vezes os doentes submetidos a transplante terão que seguir as recomendações da dieta neutropénica durante um período mais alargado, até que os medicamentos imunossupressores possam ser reduzidos ou suspensos. Existem ainda, casos especiais em que a alimentação passa por um processo de esterilização para garantir a destruição de qualquer germen que possa ter contaminado os alimentos durante ou após a sua preparação
Uma dieta neutropénica tem como objectivo reduzir significativamente o número de bactérias e outros microorganismos que poderão ser encontrados em alguns alimentos e assim proteger o doente de possíveis infecções. Deverá sempre esclarecer as suas dúvidas com a equipa médica que o/a segue regularmente.

O que não deve comer 

  • Evitar todos os vegetais e frutos não cozinhados. Sumos pasteurizados, fruta enlatada e vegetais cozidos são permitidos;
  • Não é permitida a ingestão de carne, peixe ou ovos cozinhados de forma incompleta (“mal-passados”). Os ovos deverão ser completamente cozidos/fritos desaconselhando-se a ingestão da gema crua;
  • Evitar nozes e outros frutos secos não cozinhados. Não está contra-indicado o seu consumo em alimentos já cozinhados (bolos por exemplo);
  • Todos os lacticínios terão obrigatoriamente que ter sido previamente pasteurizados;
  • Não ingerir iogurtes e derivados com microorganismos vivos (iogurtes bio-activos) e todo o tipo de bolos com creme;
  • Evitar a ingestão de alimentos em locais onde não se tem a certeza absoluta do seu correcto manuseamento/cozedura;
  • Ingerir água engarrafada; caso a água provenha de poços, deverá fervê-la previamente durante 1 minuto.

Como preparar os alimentos para doentes neurotropénicos

  • Lavar sempre bem as mãos antes e depois de manusear alimentos;
  • Lavar todos os utensílios/superfícies que interagem com os alimentos com muita atenção;
  • Após preparação de carne ou peixe lavar a superfície com uma mistura contendo uma parte de lixívia em nove partes de água;
  • Quando estiver a preparar os alimentos deve mantê-los afastados dos cabelos, da boca e do nariz. Remover, se possível, os anéis das mãos;
  • Lavar a loiça com água quente e detergente e posteriormente deixá-la secar ao ar (não usar pano) ou então lavada e seca na máquina lava-loiça num ciclo com água quente;
  • Lavar o frigorífico regularmente;
  • Após a abertura da embalagem de um alimento consumi-lo rapidamente. Deitar fora toda a comida que tenha mais de 2-3 dias;
  • Eliminar possíveis contatos entre comida cozinhada e crua;
  • Manter os alimentos frios sempre frios, os congelados sem descongelar e os quentes sem arrefecer;
  • Descongelar os alimentos no frigorífico
NUTRICIONISTA LETÍCIA MOREIRA
Rua Dr. José Pinto Vilela, 123
Centro/ Santa Rita do Sapucaí - MG
3471-1043

URGENTE - Doação de Medula Óssea - Mariana Martha

Pessoal, estamos precisando ‪#‎URGENTEMENTE‬ de doadores de medula óssea, pra nossa querida Mariana Martha. 
Essa semana no CAC [Rua Juca Castelo, Antiga Clinica João Paulo II) haverá uma inscrição, só deixar nome e Telefone, que na semana que vem [do dia 9 á dia 13], eles levarão pra fazer a inscrição no hemocentro de Pouso Alegre.
Mas o cadastro pode ser feito em QUALQUER hemocentro perto de você.
O que precisa pra doar??
1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). Lembre-se que uma vez no cadastro, poderá ser chamado, se identificado como compatível com algum paciente, até os 60 anos.
2. Como é feita a doação
Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5 a 10ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.
- Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.